Sobre nós

 

C.A.P. – Comunidade de Ação Pastoral.
 
“Participar das alegrias e esperanças das tristezas e angústias dos homens de hoje” (Gaudium et Spes).
“Humildemente a serviço de todos”.
 
 
A C.A.P. desde sua fundação na Itália em 25 de Março de 1965, e quando suas raízes foram lançadas no Brasil em 29 de Maio de 1978, quando o Padre Mario Zappa deixa a Itália e vem para o Brasil com o desejo no coração de aqui continuar os trabalhos que lá já eram realizados. Em Milão na Itália nasceu a então Comunidade de Ação Pastoral, hoje denominada, do coração dos Padres Bruno Stefenelli e Padre Mario Zappa vigários da paroquia João Evangelista que procuravam uma nova forma de vida na Igreja, não fugindo do que ela é procurando de uma maneira diferente pregar o amor e a caridade, uma vida nova, com o compromisso de sempre ou por toda a vida viver o múnus de Cristo Sacerdote, Profeta e Rei. 
 No Brasil inicialmente a então hoje C.A.P. iniciou-se com o nome de CENAC – Cenáculo de Amor e caridade instalado a Avenida Uberlândia, 403 no Bairro São João em Pouso Alegre. Mais tarde nasce o desejo de regularizar a situação religiosa da comunidade perante a Arquidiocese, sendo protocolado um deferimento junto à mesma solicitando ao Exmo. Revmo. Arcebispo Dom José D’Angelo Neto a permissão para o estabelecimento de realização de trabalhos pastorais e viver em comunidade religiosa de caráter secular na mesma Arquidiocese, tal deferimento foi protocolado na cúria Arquidiocesana na data de 27 de Agosto de 1983, e respondida no dia 30 de Agosto do mesmo ano, sendo concedida tais solicitações pelo Arcebispo em Exercício Dom José D’Angelo Neto.    
Do Bairro São João a Comunidade se mudou para outros locais em Pouso Alegre, como uma comunidade agrícola no bairro Ipiranga de 1987 a 1991, e por fim estabilizou-se no Bairro São Cristóvão, nesta mesma cidade onde se mantem aos dias atuais.
No ano de 1990 a dor nos abate com o falecimento de um dos fundadores da obra, o padre Bruno Stefenelli, ficando a cargo de padre Mario o serviço tanto no Brasil como na Itália.
PAUPERES CUM PAUPERE CHRISTO “Pobres como o pobre Cristo”. Desde que a comunidade iniciou contamos somente com a providência e o amor de Deus para nos ajudar em nossa caminhada, que completou no Brasil 33 anos de trabalhos. Destes anos todos muitos sacrifícios e dificuldades foram sentidas e vividas, mas todas elas superadas, pois nos apoiamos mas mãos de Deus. 
Com o padre Mario trabalhos importantes foram feitos junto a arquidiocese destacando o CEMOJUC, movimento de grupo de jovens, no bairro São Cristóvão pe. Mario desenvolveu seus trabalhos no M.S.P.H, atualmente ele é o fundador e reitor da C.A.P. e ajuda nos trabalhos da paróquia São Cristóvão como celebrações, confissões, etc. 
Desde o inicio da comunidade no Brasil quando ela era conhecida como CENAC, no bairro São João, antes mesmo da chegada de padre Mario, os trabalhos eram idealizados pela irmã Leila Beatriz Caetano e os demais membros da Comunidade, que dedicavam suas vidas ao serviço pelo próximo.  
Trabalhando para edificação do reino de Deus, eles, Padre Mario e Irmã Leila cuidam hoje de uma obra que realiza diversos serviços à comunidade que atende diariamente cerca de 700 crianças e jovens nos diversos modos e serviços prestados, tais como:
Centro Educacional Reis Magos: (escola da C.A.P) que oferece escola católica de qualidade desde o maternal ao nono ano, 400 alunos ao dia dividido em dois períodos, manhã e tarde;
Lar Jesus de Nazaré: semi-internato masculino, 25 atendidos ao mês;
Casa Mamma Angela: semi-internato feminino, 25 atendidas ao mês;
Centro Esportivo Pe. Mário Zappa: escola de futebol e outras modalidades de esporte para as crianças e jovens de baixa renda na faixa etária entre 6 a 15 anos, atendendo de 150 a 200 pessoas ao mês; 
Ambulatório Carlo Zappa: oferece médico e medicamentos inteiramente gratuitos aos mais necessitados;
Cenáculo C.A.P.: chácara para retiros e eventos religiosos, encontros e outras atividades;
Berçário Luca Guittardi: cuidados das crianças de 0 a 3 anos em tempo integral, 55 atendidos ao dia;
Casa Atilio Corsini (creche): cuidados das crianças de 3 a 6 anos em tempo integral, 40 atendidos ao dia; 
Nossa historia é muito extensa e marcada por muitos e detalhados fatos, porem apresentamos nesta um resumo de tudo o que vivemos e o que viveremos deixamos nas mãos de Deus, pois o futuro a Ele pertence. Sabemos que todos aqueles que nos procurar estaremos de braços abertos ao acolhimento, tomando como exemplo o Samaritano que viu e acolheu o seu próximo, pois carregamos como lema “Humildemente a serviço de todos”.
Com os mais sinceros desejos de cordialidade, 
Comunidade de Ação Pastoral – C.A.P.